quarta-feira, 10 de junho de 2009

Ultrapassando o Limiar

Escreverei sobre algo que não domino, então perdoem se a bobagem for ainda maior que todo o resto do conteúdo deste blog.

O limiar anaeróbio (LV2) é o momento onde ocorre a troca de predominância da via energética aeróbia para anaeróbia. Corredores treinam para que esse momento aconteça na velocidade mais alta possível, visto que acima dessa velocidade (depois de passado o LV2) o corpo não consegue mais metabolizar todo lactato gerado pelo esforço e a “quebra” estará próxima.
No entanto, o limiar a que se refere o título desse post é outro, e infelizmente estou ultrapassando o tênue limiar da viadagem.
Estou em pleno tratamento da canelite e para isso tenho que reduzir drasticamente o impacto nas minhas canelinhas. Só a corrida de domingo (e bem leve) foi poupada. Os dois aeróbicos sem impacto que me restam são bicicleta ergométrica e transport. Esse último parece mais com a corrida além de ser mais árduo, segundo minha percepção, então optei por ele.
Na academia onde freqüento só as gurias usavam estes aparelhos. E agora eu os uso tb. Durante muito tempo enchi a boca para dizer “aeróbicos catabolizam” e como almejava o anabolismo passava longe “desses vilões”. Se naquela época “aeróbicos catabolizavam”, aeróbicos no trasnport eram o que havia de menos másculo no mundo, beirando a viadagem.
O mundo dá voltas. Há três semanas esse ex-marombeiro pregador dos malefícios dos aeróbicos é o assíduo usuário do transport, com a língua bem mordida.
..

2 comentários:

  1. É o trasnport é uma aparelhinho ingrato para os homens hehehe. Também tratei uma canelite, logo quando entrei para o mundo da corrida num trasnport, o cara não se sente o mais macho do mundo, mas é o jeito heheh
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    -o--oO--(_)--Ooo-
    Olá Carlos, boa tarde, agradeço pela sua visita no meu blog e me desculpe em demorar vir aqui a te responder a sua pergunta que vc fez no meu blog...Bom já corro a 8 anos e como vc viu no meu blog sou MARATONISTA e nas corridas já conheci inúmeros corredores, tantos virtuais que viraram reais e nas próprias corridas, sou bastante conhecidos nas corridas e como no meu blog eu tenho adicionados mais de 100 blogs e também já vou logo avisando que não tenho tempo de visitar a todos, mais visito aos poucos e um blog vai apresentando o outro, agora não me lembro como eu cheguei aqui no seu blog, pois só sei o seguinte que estava visitando um blog e vi a sua msg lá, daí eu cliquei no link do seu blog e vim aqui no seu...
    Bom parabéns pelo blog e pela matéria desconhecia esse transport que serve para ajudar os corredores quando estão lesionados...Desejo ao amigo que tenha uma boa recuperação...

    Bom final de semana.

    JORGE CERQUEIRA
    www.jmaratona.blogspot.com

    Jorge, muito obrigado pela visita e pelo comentário (coisas raras) no meu blog. No entanto, ainda sou meio maratonista, falta mais 21km para uma completa.
    Posso saber como chegou no meu humilde blog?

    Parabéns pelos resultados e pelo blog.
    Abraços

    ResponderExcluir