segunda-feira, 29 de junho de 2009

Rústica de Eldorado do Sul “21 anos”

Na etapa de Inverno do Circuito das Estações recebi um folder sobre a Rústica de Eldorado do Sul “21 anos”. Dentre as várias coisas que recebemos na saída de uma grande corrida como a da Adidas, este chamou a atenção pela simplicidade. O folder da corrida de Eldorado do Sul era ¼ ou 1/6 de folha A4, cortado a mão e de pobre impressão.
Era tão visível a discrepância que, entre meus amigos, comentamos a simplicidade. No entanto, o que os outros não conseguiram este fez. Chamou minha atenção. Na volta para casa, tomei a decisão e informei à minha mulher “Vou correr”.
Mas decidi fazer as coisas de forma diferente do que faço em véspera de provas. Na noite de sábado, fomos no shopping, no super fazer o rancho e só depois começamos a fazer a janta. Preparo e refeição regados a quentão. Fomos dormir depois da 1h.
Na manhã de ontem, dia 28 de junho de 2009, acordei ás 8h e fui preparar as coisas para corrida, neste meio tempo minha mulher acordou e decidiu que iria junto. Acordamos nossa filha e rumamos ao nosso destino. O que foi uma decisão muito acertada, o dia estava lindo.
Antes dos 6km adultos teve 2km infantil. Foi engraçado ver o “locutor” explicar que o percurso era grande, avisar para não saírem no pau e ser solenemente ignorado por eles. Foi uma largada de 100m. Somente os que treinam saíram no ritmo certo e evidentemente ganharam.
Mesmo sem estar bem preparado, decidi sentar o sarrafo.
Aqueci durante 20min. Na largada, peguei um pouquinho de tráfego, mas com meio minuto não tinha mais esse problema, afinal eram uns 300 corredores. Reconheci um cara que corre nas corridas de Porto e o defini como meu coelho. Até os dez minutos mantive o ritmo dele, nesse momento ou eu acelerei ou ele diminuiu.
Não havia marcação de quilômetros, somente o ponto de retorno. Acho que nesse ponto houve a única falha da organização. Havia uma pintura no chão “3km retorno” e a seta de meia volta, no entanto, a organização estava há 150m desse ponto. Fiz a volta em menos de 13’:40’’.
A essa altura, já estava com a língua de fora. Estabeleci outro coelho, um senhor com ritmo bem forte. Consegui acompanhá-lo até o final, a duras penas. Fechei a prova em 26’:40’’.
Minha mulher e filha estavam a 10m da linha de chegada, fiz menção de pegar minha filha no colo para atravessar a linha, só que ela me olhou com nojo e disse “Tu ta todo suado”. É um sonho meu cruzar uma linha de chegada de 21km ou 42km com ela no colo.
A prova é roots, muito simples. Mas justíssima, considerando a inscrição gratuita. Esta parte Eldorado do Sul é ótima para correr, totalmente plana, toda asfaltada e com quadras bem grande. Se houver outras provas lá, eu correrei.
Fiz a prova em pace médio de 4’:26’’, meu mais rápido em provas, mesmo despreparado. Diante disto, concluo que todas as outras provas concluí aquém do meu potencial. Tenho que aprender a correr forte.

Um comentário:

  1. Fala Carlos...ótimo pace!! é bom estas provas curtas, é aí que o cara dá importância para os treinos de pista.
    Grande abraço

    ResponderExcluir