terça-feira, 5 de maio de 2009

Subindo a Serra

Quem sai aos seus não degenera. Meu pai é o fã número 1 de Gramado, e acho que essa preferência veio para mim na herança genética junto com a hipertensão, a rinite alérgica e a bronquite. Meu pai gosta tanto de lá que já fez algumas “maldades” comigo e com meu irmão: com 14-15 anos passei um réveillon e até o carnaval em Gramado, imaginem o quão legal é, todos meus amigos virando as noites no Ibiza em Atlântida e eu em Gramado.
Esse feriado minha mulher, minha filha e eu passamos na Serra e vi que gosto muito de lá. A maior parte das ruas são asfaltadas, cada canteirinho é bem cuidado, a coleta de lixo funciona... é quase 1º mundo. Como decidimos subir a serra na noite de 1ª de maio tivemos dificuldade em conseguir hospedagem. Acabamos ficando na Pousada Recanto da Natureza, simples e boa, mas há 6km do centro em direção a Taquara. Curtimos bastante, comemos muito e eu dei uma boa corrida.
Há tempos vinha com vontade de dar uma corrida por lá, acho que as ruas largas e asfaltadas com subidas e descidas despertaram o interesse. Porém, eu estava 6km abaixo dessas ruas e não podia ir com o carro até lá, caso a família acordasse ficariam presas à pousada. Restou trocar o longo de domingo por uma corrida lomba acima, e depois lomba abaixo.
As 7h acordei, peguei o que era necessário para correr e as 7:50 estava na rua, fui até a Av. 1º de Maio, onde comecei a correr, até a RS115. Subi durante 2km e pouco e resolvi voltar, estou acostumado a subir a D. Pedro II em Porto Alegre, e ela é “plana” perto dessa parte da RS115. No blog O Longe não existe, o autor comentou que fez uma preparação subindo de Igrejinha a Gramado, o cara é casca-grossa, eu quebrei.
Depois desses 2km e pouco dei meia volta, a descida tb foi lenta segurando o ritmo. Quando cheguei ao ponto que entrei na estrada, decidi ir até o Pórtico. Foi a única parte plana que peguei na corrida. Chegando ao Pórtico vi uma placa acusando 2km até o zoológico, resolvi ir até lá, para baixo todo santo ajuda.
Nesse ponto a estrada é bastante sinuosa e sem acostamento o que torna perigoso o percurso, cada curva os carros passavam muito perto de mim. A solução foi correr pela canaleta de escoamento, o clima seco tornou um ótimo corredor para corrida.
Na entrada do Zoológico dei meia volta e subi até o ponto que entrei na estrada e depois o desaquecimento até a pousada. Foi uma corrida árdua, com o pace mais lento desde que comecei a mensurar meus treinos no Excel, foram 6’:02’’min/km lomba acima, somando 9,26km em 55’:52. Veja +ou- o trajeto.
A vontade de correr pelas ruas de Gramado ainda continua, vou ter que criar outra oportunidade para saciá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário