quarta-feira, 27 de maio de 2009

21km, 1 troféu e monte de coisa boa

O título desse post resume a 26ª Maratona de Internacional de Porto Alegre para mim. Depois de quatro semanas seguindo quase religiosamente ao que me propus, estava preparado para o desafio dos 21,1km. Dentre o pessoal que corro não havia companheiro para fechar comigo os 42,196km, então acharam parceria nos corredores da RBS (de quebra ainda pude aproveitar a infra estrutura deles).
Minha dupla é “burro-véio” das meias, na 3ª do CORPA fez em 1h:32’, enquanto eu era o humilde iniciante. Ele poderia me ver como o pangaré que atrapalharia o tempo total da prova, mas não, foi super gente boa e me incentivou bastante.
Minha mulher correu a rústica, então chegamos bem cedo e aproveitei para conhecer ao vivo minha dupla. A patroa fez uma boa corrida e chegou bem faceira, a felicidade dela foi um plus na minha motivação.
Depois da “comemoração” com minha mulher e com os amigos que correram a rústica, fui fazer a preparação pré-prova: Regata da corrida, ajeitar os tênis, gel no bolso, viseira e mp3 (primeira vez que usei em uma prova, mas tb eram os primeiros 21km).
No caminho entre as barracas dos grupos de corrida e a área de transição, encontrei um conhecido e fomos num trotezinho e conversa bem bacana. Chegando na área de transição, mais conhecidos e mais conversa: “Tua primeira meia tb?”, “Vamos lá”, “Boa sorte”...
Minha dupla pretendia fazer em 1h:30’, mas acabou fazendo em 1h:40’, ele ficou brabo com o desempenho dele, eu como bom pangaré iniciante estaria bem faceiro terminando abaixo de 1h:45’. Saí bem tranqüilo, meu primeiro km foi em 5’:15’’, a partir daí parei de medir com precisão, bastava para mim que girasse perto dos 5min/km.
Cruzei com o vencedor masculino próximo ao Iberê Camargo. Ele, os batedores, o carro da Gaúcha e toda a marra dele... Que bandana balaqueira! Acho que mantenho aquela velocidade, por uns 50m...
Cruzar com um cadeirante é motivador, chego a me arrepiar quando vejo esses guerreiros. A subidinha da Av. Guaíba vai ficar marcada para sempre na minha memória. Depois de 32km encarar aquela subida, tem que ser muito casca-grossa! Enquanto eu subia, passei um cadeirante (Almir é o nome dele, o número eu nçao lembro) e ficamos nos passando algumas vezes, ele chegou a me dar o gás “Vamos lá, campeão”.
Lá pelo final da Av. Guaíba aconteceu outro lance legal, eu tava bem faceiro e no mp3 começou a tocar Eduardo e Mônica do Legião. Só que ao invés de cantar baixinho acabei cantando em voz alta, e um maratonista que me passava terminou de cantar, o nome dele é Crispin, acabei passando ele depois com ajuda de outra figura.
Quando eu estava passando novamente no Iberê Camargo ouvia uns gritos, alguém falando alto, com sotaque carregado do Nordeste. Atrás da Imperadores essa figuraça me alcançou, ele vinha lendo os nomes e brincando com o pessoal. “Quem quiser ir devagar vem junto comigo”, “Vamos que esse piquenique já ta acabando”, “Faz três horas que estou tentando alcançar o Fulano e agora estou conseguindo pq ele deixou. Vamos Fulano, deixa eu acompanhar o teu ritmo”... Tb gosto de uma brincadeira, então o que ele falou para mim eu respondi. Tive que apertar o passo para ir conversando e brincando com ele até o final, ele falou muito bem de nossa Maratona, disse que era uma das melhores do Brasil, que irá correr a de São Paulo... Como apertei o passo acabamos passndo o Crispin que havia cantado junto comigo Eduardo e Mônica.
Para muitos essa figuraça se apresentou como “paraibano de coragem de gaúcho”.
Nos últimos 200m ainda rolou um sprint final com direito a “pega” para ver quem cruzava na frente, pelo tempo oficial ele passou 1 segundo na minha frente. Uma pena não ter os contatos dessa figuraça, EDUARDO JOSE DOS SANTOS que correu com o número 01195.



Ao final de tudo isso, ainda rolou um troféuzinho de 5º colocado na categoria Dupla Masculina Empresa.


Diante de tudo, só posso guardar ótimas recordações da minha (meia) Maratona Internacional de Porto Alegre.
CATEGORIA: 2N - DUPLAS MASCULINO - EMPRESA

1 02693 DIADORA/CAMPOSRUNNING M 02:41:26 15,683 RONIE/RUDIMAR
2 02670 SOPRO DE VENTO M 02:41:33 15,671 CLAUDIO/GERSON
3 02691 BETO COMERCIAL DE COMBUSTIVEL M 02:56:20 14,357 JOCELI/JOSE
4 02694 ESPORTA ACADEMIA M 03:19:44 12,675 EDUARDO/JOSE
5 02685 RBS 11 M 03:22:20 12,513 CARLOS V./CARLOS F.
6 02682PFITNESS HALL 7 M 03:26:11 12,279 MARCELO/ALEXANDRE

Um comentário:

  1. E aí Carlos Tranquilo? Parabés pelo tempo, e pela colocação na prova. Muito o bom o termo "pangaré" a tempos não ouvia este termo heheh.
    Grande abraço

    ResponderExcluir