quinta-feira, 14 de maio de 2009

Passando de fase

No domingo 10 de maio, Dia das Mães, levantei antes da família para dar uma esticada no treino. Foi uma boa corrida com clima favorável e todos os quesitos necessários para um bom desempenho. Antes de descrever o longão de domingo, comento todas as “passagens de fase”.
5km=> Minha primeira prova na vida foi de 5km e foi a 3ª vez que corri na vida. O lugar onde minha mulher trabalhava e um amigo ainda trabalha montou uma equipe para correr a 2ª Maratona de revezamento Paquetá, mas faltava um para fechar o time. Esse meu amigo falou para minha mulher “O Feoli não é metido a casca-grossa? A atleta? Ele será o oitavo membro do revezamento”. Faltava umas três semanas para a corrida, programamos 6 treinos para não fazer feio na prova. Por motivos de agenda, treinamos duas vezes, em cada um foram duas intermináveis voltas na redenção. No dia 12 de novembro de 2006, terminei 7ª perna da prova em 27’:40’’.
11km=> Nunca havia corrido essa distância na vida, não me lembro bem o porquê minha mulher botou uma pilha para corrermos a prova de 150 anos da mantenedora do colégio onde estudei. Na época, eu dava umas corridinhas sem nenhuma constância, nunca ouvira falar em intervalado, fartleck, longão, regenarativo... Pois bem, no dia 8 de junho de 2008 na hora marcada, estávamos a patroa, eu e um casal de amigos alinhados na largada, com um frio e chuva do cão. 56’:43’’ depois eu cruzava a linha de chegada.
10km=> No dia 10 de agosto de 2008, “para variar” eu e minha mulher corremos a EcoRun, fiz em 47’:40’’ minha primeira prova de 10km. Ficamos encantados com a prova, a organização do evento junto com um DIA LINDO encantaram. A partir dessa data, nos interessamos de vez por esse mundinho de corrida, o tal do running...
Meia Maratona=> Depois da 26ª Maratona Internacional de Porto Alegre, eu conto como foi, mas diferente dos meus primeiros 11km, estrearei na Meia já tendo corrido a distância.
Depois de relativa preparação, a “planilha” reservava o domingo das Mães para um longão de +ou- 20km. Na véspera, escolhi o itinerário, separei o gel (que pela primeira vez tomei) e fui para a cama pensando na corrida, pela 1ª vez passaria de 20km se concluísse ao proposto.
O treino em si não teve grandes emoções, já conhecia todo o percurso. Tudo bem planejado, concluí 22,93km em 1:46’:47’’ com direito a fechar as mãos, olhar para o céu e falar em alto e bom tom “Boa, guerreiro, tu é cascudo!!”.
O surpreendente é que essa distância nesse tempo da um pace de 4’:39’’, que para mim é ótimo! Vai explicar, maior distância com o bom pace...

Veja o trajeto


.

Um comentário:

  1. Cara, não sei o que vcs fazem pra correr nesse pace de 4:39! Tudo bem que tô no começo, já corri apenas 1 de 5K e 1 de 10K, mas não consigo baixar dos 5:50 nem nos 5K! Um dia chego lá... E vamos correndo!

    ResponderExcluir