segunda-feira, 20 de abril de 2009

Corrida do Inter: Tinha tudo para dar errado. E deu!

Depois de meu melhor tempo no Circuito das Estações, criei uma grande expectativa em baixar ainda mais meu tempo e melhorar minha colocação em relação à Corrida do Inter de 2008 (5º na categoria)
Neste sábado, 18 de abril às 16h, ocorreu a Corrida do Centenário do Internacional. O quesito horário já atrapalharia meu desempenho, gosto de correr de manhã. Outro quesito que me atrapalhou foi o clima, estava um dia muito abafado, o calor não era tanto, mas o bafo... Somando o bafo e o horário, o resultado foi uma péssima situação para performance, inclusive para os “etíopes” que sempre ganham as provas.
Cumpri as responsabilidades matutinas de sábado, preparei uma massa com atum para o almoço, bem leve para não pesar durante a corrida e as 14h um amigo passou em casa e fomos para o Gigante. Lá, ficamos um tempinho na fila para tirar o kit. Camisa como o brasão do Inter (impossível ser feia), Jornal Sprint Final, um suco e uma barra de cereal. Depois de retirarmos o kit fomos olhar a largada e o percurso. Que boa surpresa, a largada foi dentro do estacionamento do Gigante, variando do percurso “básico” de correr só Edvaldo Pereira Paiva.
Um detalhe bem legal foi o canto do hino do Inter pelos corredores enfileirados no “brete” da largada.
Consegui ficar a 10m do pórtico, para melhorar o tempo, visto que a organizadora não utilizou chips, portanto não há tempo líquido. Após uma saída forte, tomei um baita susto ao passar pela placa de 1km com 5’:22’’, o que é um ritmo muito fraco para mim. Ao ultrapassar por um casal que corria com GPS ouvi comentarem que estavam a 12km/h, ou seja ritmo de 5m/km. Pois bem, estava mais rápido de quem corria a pace de 5m/km e cheguei na placa com 5’:22’’?? Minha conclusão sobre a placa de 1km: aquele quilômetro tinha bem mais de 1000m.
Virei o primeiro quarto da prova bem, mas ao chegar ao final da primeira volta vi que não conseguiria sequer igualar meu tempo do Circuito das Estações, o que foi um banho de água fria. Ainda tentei apertar o passo mas o “bafo” não permitiu, mesmo usando todas as águas para me refrescar.Terminei a prova em 47’:47’’ (tempo líquido marcado no meu relógio), 2’:17’’ a cima do tempo que esperava baixar. Aliando o alto tempo e toda a expectativa que criei em baixar o tempo na Corrida do Inter, acabei ficando chateado com meu desempenho, mas fiquei bem feliz com a festa do Internacional.
Esta é uma prova diferente, muita gente termina o trajeto caminhando, são os Colorados que nunca correram e se dispõem a fazer o evento simplesmente por ser a Corrida do Centenário do Internacional. Alguns amigos me falaram que nunca correram 10km na vida, só se inscreveram por ser do Inter. “Ohhh seja mais guerreiro, Isso é Inter...” Esse é o espírito!! Alias esse é o espírito da corrida, ir sempre um pouco além, superar a última marca.
Essa foi a 4ª prova que corri dessa organizadora e foi a pior delas. Cito os erros que mais chamaram a minha atenção:
- ninguém da organização durante o percurso orientando por qual das “mãos da via” usar. Os 1ºs colocados “voltaram” desviando dos corredores que “iam”.
- pessoal completamente despreparado nos pontos de hidratação, nenhuma das vezes que peguei água consegui manter o ritmo e em duas vezes tive que parar de correr. Em um ponto, vi algo bizarro, a pessoa que entregava os copos dava pequenas corridinhas atrás dos corredores, ao invés de simplesmente pegar os copos e esticar o braço. Já o pessoal do Gatorade deu aula nesse quesito.
- no final acabou a água em um dos pontos de hidratação e não havia banana quando concluí, já para um amigo que fez 5km tinha ainda.
Mas há pontos positivos a destacar:
- com exceção da T&F as únicas corridas que fogem do "percurso báscio no domingo de manhã" são as dessa organizadora. Corri a dos 150 anos da ABE (mantenedora do colégio que estudei) e foi épico para mim: 11km, sendo os últimos 5 lomba acima. Saindo da Alberto Bins, Julio de Castilhos, Castelo Branco, Sertório, Dom Pedro II, Carlos Gomes e Carlos Huber com organização bem simples e muito boa.
- havia Gatorade a rodo, se alguém quisesse tomar 1l tomaria.
- a organizadora do evento capricha nas medalhas, são as mais bonitas que tenho. As duas do Inter a da Policia Federal são muito bonitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário