sábado, 11 de abril de 2009

15-16km e 1kg de camarão

Correr em feriados e domingos de manhã permite usar sempre a pista de rolagem, e não ficar saltando da calçada para o asfalto e cuidando em cada esquina os carros que por ventura cruzam o caminho. Nessa sexta-feira Santa não foi diferente, mais uma corrida me achando o dono do asfalto.


Programei o despertador para acordar as 7:45 e mais outra manhã perfeita para a corrida me aguardava. 16ºC e um baita sol me esperando. Tomei o café, separei roupa e acessórios para corrida e as 8:30 saí de casa. Desta vez, com duas missões: completar 15-16km e comprar 1kg de camarão na Feira do Peixe para o almoço.


Diante da 2ª parte da missão tive que planejar um percurso de aproximadamente 15km que acabasse no centro. Não sei por que cargas d’água gosto de correr na Duque de Caxias terminando ali no Gasômetro, tanto que seguidas vezes passo por ali, mas até lá são só 9km. Então me planejei para misturar o caminho que fiz no domingo passado passando por lá e depois indo para o Mercado pela Siqueira Campos.


Saí do Parrila do Sur sentido bairro-centro, dobrei a esquerda na Vicente da Fontoura, rua por qual iria até o final. Já sabendo o caminho que faria, fui medindo o tempo. 12min é o tempo que demoro até a lomba da Vicente, são aproximadamente 700m que fiz em 3,5min. Na descida da Oscar Pereira dá para acalmar a respiração acelerada pela subida. De novo dei a volta na praça para amenizar a inclinação da descida e poupar os joelhos.


Logo depois da Oscar Pereira, peguei a Carlos Barbosa, depois de uma pequena passagem pela Azenha. A Carlos Barbosa traz recordações diversas para mim, já passei por lá confiante, triste, feliz, apavorado e correndo, apavorado e apertando o passo, de diversas maneiras, sempre depois do greNAL, visto que essa é a rua reservada para os Colorados no dia do clássico. Como o olímpico fica fora da minha rotina estudo-trabalho-lazer só vou para aqueles lados em dia de jogo e como a entrada fica no meio desta rua, nunca tinha ido alem, não conhecia o resto dessa rua,assim como não conhecia todo o entorno do olímpico.


Para acabar com a ignorância desta parte da cidade, dei toda a volta no estádio, passando pela Av. Cascatinha e Av. Cel. Mazeron por onde cheguei na Rótula do Papa. Para me “limpar” por ter passado pelo olímpico, nada melhor que uma passada no Gigante, e foi para onde me dirigi. Depois de uma rápida passada pela José de Alencar peguei a rua do CPOR. Esse caminho me lembra minhas primeiras idas ao Beira-Rio, meu pai usava esse caminho para levar eu e meu irmão, deixávamos o carro em um estacionamento da Silveiro e caminhávamos até o campo.


A subida da Corrêa Lima (rua do CPOR) foi compensada pela descida da Barão do Guaíba (rua da caixa d’água). No final da Barão do Guaíba e começo da Silveiro, costeei o Eucaliptos. Subi a Silveiro e entrei na Otávio Dutra, desci essa rua e “dei de cara”com o Mac Aurio e o Tele Xis, a minha esquerda. Pensei em dar a volta no Beira-Rio e voltar pela Edvaldo Pereira, mas fiquei com medo de não conseguir chegar ao centro. Assim, minha passada pelo Beira-Rio seria só essa.
Peguei a Padre Cacique, subi e desci o Viaduto Pedro e segui pela Borges de Medeiros. Nessa avenida passei pelo Shopping Praia de Belas, subi e desci o viaduto da Loureiro da Silva (Perimetral), passei pelos Arcos da Borges até a Salgado Filho. Como ainda não tinha completado os 15-16km, peguei a Salgado Filho até passar por baixo do Viaduto da Prof. Annes Dias, subi pela alça e entrei na Duque de Caxias, a qual fui até o final e depois me voltei pela Siqueira Campos até o Mercado Público, onde cumpri a 2ª parte da missão: comprar 1kg de camarão.


Veja o percurso


Finalizando 15,6km em 1h:18’:45’’, mantendo meu pace médio de mais ou menos 5 min/km.
ps. o risoto de camarão com caccio cavalo que minha mulher fez, estava de lamber os beiços

Nenhum comentário:

Postar um comentário