segunda-feira, 27 de julho de 2009

Cumprindo a planilha

A falta de um objetivo e a lesão nas canelinhas me desmotivaram bastante, no entanto, esse desânimo passou. Estabeleci uma nova meta: baixar meu tempo nos 10km. Meu melhor tempo nessa distância é 45’:30’’ na etapa de Outono do Circuito das Estações. Consegui esta marca sem um treino específico, por isso acredito que possa baixar essa marca em +ou- 1’:30’’.
Antes de correr a meia maratona já havia elegido a planilha para seguir: esta da
Contra Relógio. Agora, investi um tempo e a adaptei para as minhas canelinhas, eram 4 semanas, mas transformei em 5 pq não consigo correr dois dias seguidos.

Já cumpri 2 dos 15 treinos, uma hora confortável e um intervalado.
No dia 24/07 fiz uma hora confortável, corri todo o tempo abaixo de 10ºC. Saí da Vicente da Fontoura até a Ipiranga, fui até a CEEE e voltei pelo mesmo caminho. Na Ipiranga encana um vento frio violento... e olha que eu gosto de frio.
Ontem estava previsto um treino intervalado, tb estava previsto muito frio. Me preparei para uma epopéia gélida, mas tive uma grata surpresa. O dia estava lindo e o sol amenizava a temperatura, pude tirar uma das 3 camisas que usava. Escolhi a pista da Redenção, que proporciona pouca sombra e aquecimento de 10min até lá. O treino consistia em 12 tiros de 400m “a um ritmo 6 segundos mais rápidos que a média dos 400m na distância de 10km”. De acordo com esse cálculo minhas voltas teriam que ser em 1’:47’’. Mas todos os tiros ficaram entre 1’:28’’ e 1’:40’’, sendo a 11ª e 12ª em 1’:32’’ e 1’:30’’. Foi árduo, mas não foi impossível. Tirei duas conclusões do treino: 1) Não sei mensurar com precisão a velocidade que corro; 2) Baseado na média dos tempos, ratifico minha idéia de diminuir 1’:30’’ no meu tempo.

Tentei colar a planilha, mas não ficou legal, boto a imagem dela:

2 comentários:

  1. E ai Carlos,
    Legal você ter como objetivo baixar o tempo, ainda mais nos 10km que é uma´prova boa de correr onde realmente você consegue colocar o foco no tempo e baixar, afinal é ritmado a cada km...
    Bons treinos e cuidado para não exceder...
    Também estou fazendo o circuito da Adidas como parametro para verificar os tempos, começei com o verão (camiseta azul) em 00:45:42, outono (camiseta vrmelha) 00:42:48 e agora dia 23 de agosto, etapa inverno (camiseta amarela) ver o que acontece....

    Abraços...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog. Permita-me uma singela opinião: correndo 12x400m nesse ritmo, acho que 44:XX tá no papo...

    ResponderExcluir