terça-feira, 16 de abril de 2013

Maratona de Boston de 2013

Presto meus sentimentos aos atingidos pelo merdão que aconteceu ontem na Maratona de Boston.

Infelizmente não é a primeira vez que eventos esportivos são alvo de terroristas. Segue artigo interessante que li no Testosterona Sports, listando 10 casos bem conhecidos.
Acho que devemos seguir nossas vidas e não deixar que eles vençam. O que eles querem é que o medo impere. Espero que em 2014 Boston faça uma maratona ainda maior!


10 atentados ocorridos em eventos esportivos



As explosões na Maratona de Boston estão longe de ser o primeiro atentado em eventos esportivos. Motivados por questões políticas, religiosas e diplomáticas, os ataques em competições com grande aglomeração de pessoas vêm acontecendo desde o início do século XX. Tirando esse, veja os 10 piores atentados já ocorridos em competições esportivas:
Olimpíadas de Munique em 1972
Principal evento de esportes do planeta, os Jogos Olímpicos de Verão já viveram os seus dias de terror. O episódio aconteceu nas Olimpíadas de Munique-1972, quando 11 membros da equipe olímpica de Israel foram tomados de reféns pelo grupo terrorista palestino denominado Setembro Negro. Após trocarem tiros por 45 minutos com a polícia, os extremistas fuzilaram os atletas israelenses que estavam amarrados uns aos outros dentro de dois helicópteros. Nenhum competidor sobreviveu. Por conta do episódio, o governo alemão lançou sua agência antiterrorismo, o GSG 9. A unidade transformou-se em referência mundial no combate ao terrorismo.

Olimpíadas de Atlanta em 1996
Nos Jogos de Atlanta, em 1996, o terrorismo também se fez presente. Na noite de 27 de julho daquele ano, no Parque do Centenário, duas pessoas morreram e 111 pessoas ficaram feridas após a explosão de uma bomba colocada próxima a uma torre de som – no local havia um show musical para celebrar as Olimpíadas. Três horas após a explosão, o Comitê Olímpico Internacional reagiu através de seu vice-presidente, o príncipe Alexandre de Merode, que garantiu a continuidade dos Jogos. No dia seguinte, as competições se realizaram normalmente, após um minuto de silêncio em cada uma das instalações. Em 2003, a polícia americana prendeu Eric Robert Rudolph, de 36 anos, acusado de ser o autor do atentado.

Copa Africana de Nações em Angola, 2010
O futebol também já viveu o seu dia de pesadelo devido ao terrorismo. Em 8 de janeiro de 2010, a seleção de Togo foi atacada por homens armados quando viajava de ônibus rumo a Angola, para a disputa da Copa Africana de Nações. O veículo foi metralhado após ter atravessado a fronteira da República da Congo, e os atletas ficaram sob fogo por cerca de 30 minutos. O motorista, o assessor de imprensa e um auxiliar-técnico morreram no local, Os jogadores Serge Akakpo e Kodjovi Obilale ficaram gravemente feridos. A autoria do atentado foi assumida pelo grupo separatista angolano Frente para a Libertação do Enclave de Cabinda. A seleção de Togo acabou abandonando a competição.

Atentado contra a seleção de críquete do Sri Lanka no Paquistão, 2009
Em 2009, a vítima do terrorismo foi a seleção de críquete do Sri Lanka. A equipe se preparava para enfrentar o Paquistão, na cidade paquistanesa de Laore, quando o ônibus do grupo foi atacado por terroristas munidos de foguetes e granadas. Os ataques resultaram em oito mortos e seis feridos.

Atentado contra a seleção de críquete da Nova Zelândia, no Paquistão, em 2002
Ainda no Paquistão, a seleção de críquete da Nova Zelândia também sofreu nas mãos dos terroristas. Em 2002, um atentado a bomba suicida em frente ao hotel onde estava a equipe, na cidade de de Karachi, deixou ferido o fisioterapeuta da delegação neozelandesa. Outras 13 pessoas morreram na explosão.

Maratona no Sri Lanka em 2008
O próprio Sri Lanka também já sofreu com o terrorismo em seu território. Em 2008, um terrorista suicida detonou um dispositivo no início de uma maratona que celebrava a chegada do ano novo, matando dezenas de pessoas e ferindo quase 100. Estavam entre as vítimas o ex-maratonista KA Karunaratne e o técnico de atletismo Lakshman de Alwis.
Rali Dacar em 2008
Uma das competições mais tradicionais do automobilismo mundial, o Rali Dacar foi outro evento esportivo a sofrer com terrorismo. Por conta de ameaças do grupo terrorista Al Qaeda, a edição 2008 da competição teve de ser cancelada. No ano seguinte, a organização da prova transferiu o evento para a América do Sul.
Ameaça na Grand National em 1997
Considerada a corrida de cavalos mais importante do Reino Unido, a Grand National também teve de ser cancelada em 1997 por motivos de segurança, depois de duas ameaças de bomba codificadas em mensagens enviadas pelo Exército Republicano Irlandês. O evento contava com a presença de 60 mil pessoas, que tiveram de deixar o local sob muita tensão.
Olimpíadas de Pequim em 2008
As Olimpíadas de Pequim-2008 transcorreram normalmente, mas o terrorismo deu as caras antes dos Jogos. A cinco dias do início das competições, houve um ataque de separatistas muçulmanos na cidade de Kashgar, na região chinesa de Xinjiang. O episódio deixou 16 policiais mortos e um número igual gravemente ferido.

Ataque antes de Real Madrid x Barcelona em Madri
Em 2002, foi a vez do grupo separatista espanhol ETA aproveitar um evento esportivo para promover um de seus ataques. O episódio ocorreu antes de um Real Madrid x Barcelona, no Santiago Bernabeu, em Madri. Revoltados com a prisão de 11 de seus integrantes, os radicais colocaram um carro-bomba próximo ao estádio. Apesar da explosão, não houve feridos.
Via globoesporte.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário