terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Planilhão

Uso bem o Excel e gosto de usar.
=SE, =PROCV, =SOMASE, planilha dinâmica, gráfico dinâmico... associar uma com outra então dá para fazer chover quase.

Eu tenho uma baita planilha com todas as corridas. Tenho 2,7mil quilômetros planilhados. No final de 2010 e começo de 2011 estive meio relapso nesse quesito, noutros períodos sempre planilhei. Posso dizer com qual temperatura foram aqueles últimos tiros de 400m, posso dizer com que tênis estava no 1° longo de 2012, sei o ritmo médio daquela corrida com um camarada... Não que isso tudo ajude o meu desempenho (que ta de mal a pior) mas eu anoto tudo.
Fui aperfeiçoando (incluindo dados) a planilha com o decorrer do tempo: tênis, temperatura

Esses dias fiz umas rápidas análises que coloco aqui.

A prática leva a perfeição
2009 foi o ano que mais corri, evidentemente foi o ano das minhas melhores marcas. Em maio a melhor Meia e em Novembro os melhores 10km.

Os óbvios ululantes
O dia dos longos tb acumula a maior quilometragem.

Os treinos longos preenchem 1/3 da minha quilometragem total.
Cabe uma observação: o tipo de treino CORRIDA é quando saio por aí, a esmo, sem nenhum objetivo...


Manhã ou Noite
Essa é fácil de entender. Ou corro antes de trabalhar ou depois. A tarde só nos finais de semana ou férias, e mesmo assim evito. Durante à tarde o tipo de Tipo de Treino que predomina é o Leve.

As quatro estações bem definidas
De 9 até 28°C encarei todas as temperaturas. Acho que errei nesse ponto. No dia 31/12/2012 corri as 16h, me lembro de ter sido um calor violento. Na planilha está 28°C, mas nas observações está “Subidas fodas!!! Sol muito forte!!!”. Vale a anotação do dia.

Ta na hora de trocar de tênis
A maior parte em Vazio mostra o aperfeiçoamento da planilha. Inclui essa informação já em 2010 (2008 e 2009 passou em branco).
Incluí essa informação depois que li um post do Medalha, Sombra e Água Fresca sobre a doação dos tênis dele. Ele sabia a quilometragem de cada tênis, a data de compra, as provas e os tempos de cada um. Depois disso incluí essa coluna no meu planilhão.
O GT 2130 que aqui só aparece com 8% foi um dos mais usados, usei ele em 2009 (meu ano mais rodado e com melhores marcas) logo grande parte desse Vazio deveria ser dele. Era feio pra burro, mas dentro da minha política de aquisição ahuahauahauh (minha pisada e no máximo R$ 400) ele cumpriu seu papel com louvor. Ele se desintegrou.
Com a planilha vejo que uso os tênis muito mais que a mídia especializada recomenda. Já li que o cada par de tênis deveria rodar, no máximo, 400km. Eu os uso por mais do dobro...

Vamos ver se depois desse levantamento do meu perfil como corredor consigo colocar algum objetivo e afinco nos treinos, pq esses 10km em 48’ faz mal para o meu inflado ego.
Já consegui incluir bons hábitos: treinar cedo, diminuir as porcarias... mas em março já tenho previsto um tempo no estaleiro.


3 comentários:

  1. Muito bom Feoli..gráficos bem completos..imagino como está a planilha. Abraço.

    Sirlesio Carboni Jr.

    ResponderExcluir
  2. Feoli show de bola parabéns e continue focado nos treinos e no excel também...hehehe...

    Bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir