quinta-feira, 29 de novembro de 2012

3ª Etapa do Circuito Poa Day Run

No começo do mês, em um churra com bastante carne e ceva um camarada comentou que a intenção dele era baixar de 1:50' na 3ª Etapa da Subway. Mas assim como falou esqueceu, pq treinou pouco, continuou na noite e trabalhou bastante.
Eu decidi que iria acompanhá-lo no sub1:50', mesmo que ele não quisesse isso. :)

Foi a primeira prova do ano que corri sem a intenção de baixar meu tempo na distância. Alias, foi a primeira vez que corri uma Meia sem a intenção de bater o meu tempo. Apesar de estar bem condicionado acho que não tinha condições de tentar o recorde.
Corri as 3 etapas e o saldo é positivo, tanto da corrida quanto da organização.
Cito uma falta da organizadora na 3ª etapa, prometeram regata e não cumpriram. Até tentaram dar um migué dizendo que no FB a maioria pediu por camiseta de manga curta, mas quando foram contestados se perderam nos argumentos.
Mas no dia da prova acho a organização muito boa: Vários pontos com água gelada; pontos de hidratação com várias mesas evitando tumulto; gel de carbo (chocolate urghhhh) ali pelo 10º km; gatorade em 2 pontos...
Para ficar muito bom deveriam fazer a largada respeitando os ritmos, como para os 21km não era muita gente, eu e meu camarada saímos no ritmo que queríamos. Minha mulher fez 5km e disse que foi meio tumultuada a largada. Que façam valer as pulseiras que distribuem na entrega dos kits.

O percurso é bem legal. Larga no Barra Shopping, vai até o Veleiros, volta até a rótula, faz uma ida e volta na Diário de Noticias, daí vai até o Gasômetro e volta pela beira do Rio Guaíba, passa em frente ao Barra e repete a primeira parte. Tem gente que reclama de passar em frente à Chegada e ter que seguir adiante. Não me incomodou. E a parte que fazemos duas vezes é uma parte que acho bem bonita, então foi bem tranqüilo.
Outra coisa que pode ter influenciado para eu não achar ruim foi pq repeti o caminho em duas situações bem diferentes. Como eu forcei meu amigo fazer sub1:50', corri no ritmo dele que é relativamente confortável para mim, mas lá pelo 15ºkm ele disse que diminuiria o ritmo e me "liberou" para correr no meu ritmo. Assim na 1ª passada estava tranqüilo, na 2ª, apertando o ritmo. Fica bem representando a diferença de esforço pelos gráficos do garmin.

Depois que cheguei solito, voltei para buscar meu camarada. O encontrei faltando uns 500m para ele concluir, disse para ele que tinha uma guria uns 100m na frente e que a meta era buscar a guria. Aí baixou o diabo no cara, saiu feito um cachorro raivoso, bufando, babando...

Buscou a guria faltando uns 5m pra linha de chegada.
Moral da história: Se no final ele conseguiu tirar 100m de diferença (passou de 6'/km para menos de 4'30''/km) é pq o fdp vinha num trotezinho para lá de tranquilo. FDP!!!

Tirando "a regata", curti muito a prova!
Penso em repetir ano que vem.

Resultados da 3 etapas:
1ª Etapa 06/05/2012: 44'30'' dando a vida;
2ª Etapa 12/08/2012: 1:17'49'' meio machucado, sem forçar muito, embora não faria muito melhor se quisesse;
3ª Etapa 25/11/2012: 1:49'49'' bem.

3 comentários:

  1. Bah, baita FDP este teu amigo. Não sabe controlar o pace e fica economizando gás. E ainda por cima treina pouco.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o comentário acima. E gel de carbo de chocolate é bem bom...

    ResponderExcluir
  3. Baita FDP, vadio e preguiçoso.
    Se quisesse mesmo, sub1:50' já tinha feito ha horas.
    Fala pro Sirlesio, Wiegas, o quão bom é o gel de chocolate que ganhamos na corrida.

    ResponderExcluir